Funcionários

grupo_pessoas

Image via Wikipedia

Alguém aí tem funcionários? Taí uma das coisas mais complicadas de se administrar. Não é pra menos, são pessoas. E pra lidar com pessoas, existem toneladas de cursos, métodos, enfim, tudo indica que não é fácil.

Não sou ainda adepto do MMN, mas já vi esses caras que dizem que tem centenas de parceiros trabalhando em sua rede e,tenho que admitir que existe muita coisa que faz sentido. Uma delas é que funcionário é aquela pessoa que você investe perde dinheiro e tempo treinando, pelejando pra que ela consiga te trazer algum resultado. Algumas até conseguem, mas dificilmente ela manterá o desempenho quando você não estiver por perto. Ela jamais irá pensar no negócio. Ela só pensa no $ dela.  Ela aprende muita coisa com você. Seja você bom ou mal empreendedor, alguém que trabalha com você sabe dos seus contatos, das suas fraquezas, dos seus pontos fortes e outros segredos, que são difíceis de não revelar na convivência diária. Além disso, em um curto espaço de tempo, alguém nem muito inteligente pode abrir um negócio como o seu, a partir de tudo que tiver aprendido e ser ainda seu concorrente. Mas com informações que podem coloca-lo em situação vantajosa.

Não tenho capacidade para ser conclusivo e minucioso sobre o tema. Mas ressalto ainda que como empreendedor, você tem que pensar no funcionário como parte importante do negócio. Seja no relacionamento pessoal, seja em todas as despesas que giram em torno dele, já que a carga tributária de direitos trabalhistas é monstruosa. E de quebra, o posto de chefe não é dos que possui a melhor reputação.

Diria que um funcionário que funciona tem seu valor. Mas nada como um empreendimento que dependa menos desse capital de risco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s